Enunciados de atividades e tarefas escolares: modos de fazer
[Resenha]
Por Robson Mistersilva

A genialidade da Obra
Denise Lino de Araújo traz, pela Parábola editorial, uma excelente obra para o Curso de Letras. Trata-se de Enunciados de atividades e tarefas escolares: modos de fazer e abre margem para uma discussão importantíssima não somente para os cursos de Letras e Linguística, mas para qualquer graduação: a pouca preocupação sobre a confecção de atividades de aprendizagem. Mais detalhadamente, o que esta faz é abrir o diálogo para esse tema que é muito interessante. Se por um lado, professores dos cursos de Letras de todo o Brasil se preocupam com a recepção que seus acadêmicos têm acercas das teorias que eles apresentam para os futuros professores, por outro, é contato o professor que investe esforço no estudo das tarefas escolares.
Muito se fala sobre mudanças nas aulas de língua portuguesa, por exemplo. Há uma forte defesa de que terminologia gramatical não pode ser a finalidade dessas aulas. Defende-se, e com razão, que o objeto de estudo deveria ser o texto – mais precisamente os gêneros textuais. Contudo, poucos se aventuram na tarefa de ensinar a construção linguística de enunciados de exercícios e atividades escolares.
O brilhantismo dessa obra concentra-se nesse fator. Alinhando teoria e prática, o livro procura levar o seu leitor a se apropriar de ferramentas que lhe dão poder para analisar enunciados de livros didáticos e elaborar seus próprios enunciados. Afinal, não se pode apenas defender uma mudança no ensino enquanto se está na academia se ao entrar em sala de aula o professor ficar refém das atividades que já vêm prontas nos livros didáticos e que muitas vezes ou destoam do que se discute ser fundamental no ensino de língua materna ou se mostram em um nível diferente daquela turma em especial (afinal, o livro didáticos trata as turmas de todo o Brasil como tendo um mesmo nível e sabemos que esta é uma realidade muito distante da que conhecemos, sobretudo das escolas públicas brasileiras.

A Estrutura da Obra

Dessa forma, no primeiro capítulo, a autora procura apresentar conceitos fundamentais ao que se propõe a obra: atividade e tarefas escolares. Ao fazer isso, ela os relaciona com as práticas de leitura e escrita em livros didáticos. Já no segundo capítulo, a autora foca-se no conceito de sequência injuntiva e das formas como se utiliza-se dessa estrutura nas tarefas escolares. No terceiro capítulo, ela faz uma análise das noções de leitura, compreensão e finalidade textual. A partir daí passa a analisar como se apresentam as questões de múltiplas escolhas em livros didáticos e exames. Para finalizar, há ainda um capítulo que foca seus esforços no entendimento do modelo de questão consolidado pelo Enem.
Trata-se de uma obra fundamental para todo estudante de Letras que quer, ao entrar na sala de aula, seja em escolas particulares, seja em escolas públicas, consiga criar seus próprios enunciados para questões das quais muitas vezes não vai encontrar prontas para aplicação.


Perfil: Sobre a autora
Denise Lino de Araújo é professora associada da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, onde leciona na graduação desde 1996, e na pós-graduação em Linguagem e Ensino desde 2004. Pós-doutora em Educação, pela FAE/UFMG, na área de currículo, onde trabalhou (2012-2013) junto ao GECC – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Culturas. Tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente “mestiça e indisciplinar”, por isso concluiu doutorado em Educação pela USP (2004), mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp (1995), especialização em Linguística Aplicada pela PUC-MG (1993), e graduação em Letras-Português pela UFPB (1991). Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no ensino médio, os letramentos múltiplos na escola, os usos pedagógicos da mídia, tanto na escola quanto na sociedade. Os exames de larga escala também têm sido tematizados em várias de suas pesquisas. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado sobre formação de professores e transposição didática.
Fonte do perfil da autora:


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