Análise de
Textos: fundamentos e práticas [Resenha]
Por Robson Mistersilva
A proposta
Em Análise de Textos: fundamentos e
práticas Irandé Antunes procura esclarecer da necessidade de redimensionar os
estudos de língua portuguesa, nas escolas brasileiras para a análise de textos
reais que circulam em diversos campos da atividade social humana, deixando de
lado o tradicionalismo com que se tem trabalhado com o texto outrora – falo da
atividade de análise de frases desconectadas de uma real situação de fala e
escrita, frases essas muitas vezes muito artificiais, sendo inclusive cunhadas
especificamente para exemplificar determinado conceito morfossintático.
A proposta de
Irandé é, além de fornecer objetos teóricos que fundamentam uma nova postura do
ensino do texto seja nas aulas de redação, sejam nas aulas de língua portuguesa
de maneira geral (há lugares no Brasil, onde as disciplinas são separadas e
outros nos quais são uma única disciplina escolar), fornece exemplicação
prática daquilo que defende. Dessa forma, seus capítulos são formados por
intercalações de teoria e prática que visam preparar:
- o professor
que está em sala de aula e que não vê outra maneira de abordar um texto senão
da forma tradicional, com sua postura de observar apenas a estrutura
superficial de uma obra;
- o aluno de
graduação que está tendo o contato com as teorias da linguística textual, mas
que muitas vezes as lêem em manuais cuja escrita é de difícil assimilação (a
escrita de Análise de Textos é bastante receptiva, pois é a proposta da
Parabóla editorial responsável pela publicação);
- o professor
universitário que em sua missão de formar novos educadores necessita de uma
obra teórica e prática que possa fornecer aos seus alunos uma ótima ferramenta
de estudo.
A estrutura da obra
Nos primeiros capítulos, o livro procura discutir o que é um
texto, o que é textualidade, quais são as características de um texto e quais
são os elementos que devem ser analisados em um texto. Assim, Irandé Antunes
parte do ensino tradicional, mostra suas
falhas no tocante ao trato com o texto e propõe focos de estudo que nos
capítulos seguintes serão melhor detalhados.
A partir do capítulo 4, a autora começa a
intercalar teoria e prática, sugerindo como seus conceitos podem ser trabalhados
na análise textual. Assim, se no capítulo 4 ela procura teorizar sobre a
análise global de um texto, por exemplo, no capítulo seguinte, ela procura
mostrar como isso se dá na prática em sala de aula. Da mesma forma, se dá com o
capítulo 6, que trata dos aspectos da construção textual, para no capítulo
seguinte oferecer formas de como por em prática tais conceituações. A mesma
dinâmica ocorre no capítulo 8, quando a autora passa a trabalhar a questão da
adequação vocabular e no capítulo seguinte, passa a dar formas práticas de
aplicação do que fora dito antes.
Enfim, trata-se de uma obra para todos os
tipos de professores. Seja daqueles que procuram objetos teóricos acerca do
ensino de texto, seja daqueles que reclamam que há muitos livros teóricos e
poucos que oferecem prática de ensino. Análise de Textos: fundamentos e
práticas é daqueles livros que não podem faltar na biblioteca particular de um
estudante de letras e de um bom professor de português ou professor do ensino
superior.
Perfil: Irandé Antunes
Irandé Antunes é graduada em línguas neolatinas pela
Universidade Federal do Ceará, fez especialização em linguística pela
Universidade Federal de Pernambuco e é doutora em linguística pela Universidade
de Lisboa. Leciona na Universidade Estadual do Ceará e atua como especialista
em língua portuguesa junto ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação
de Pernambuco. É autora de Aspectos da coesão do texto; Aula de português -
encontro e interação; Lutar com palavras: coesão & coerência; Muito além da
gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho; Língua texto e
ensino - outra escola possível; Território das palavras.
Fonte do Perfil da Autora (e para saber mais sobre Irandé Antunes):