Análise de Textos: fundamentos e práticas [Resenha]

Por Robson Mistersilva



A proposta
Em Análise de Textos: fundamentos e práticas Irandé Antunes procura esclarecer da necessidade de redimensionar os estudos de língua portuguesa, nas escolas brasileiras para a análise de textos reais que circulam em diversos campos da atividade social humana, deixando de lado o tradicionalismo com que se tem trabalhado com o texto outrora – falo da atividade de análise de frases desconectadas de uma real situação de fala e escrita, frases essas muitas vezes muito artificiais, sendo inclusive cunhadas especificamente para exemplificar determinado conceito morfossintático.
A proposta de Irandé é, além de fornecer objetos teóricos que fundamentam uma nova postura do ensino do texto seja nas aulas de redação, sejam nas aulas de língua portuguesa de maneira geral (há lugares no Brasil, onde as disciplinas são separadas e outros nos quais são uma única disciplina escolar), fornece exemplicação prática daquilo que defende. Dessa forma, seus capítulos são formados por intercalações de teoria e prática que visam preparar:
- o professor que está em sala de aula e que não vê outra maneira de abordar um texto senão da forma tradicional, com sua postura de observar apenas a estrutura superficial de uma obra;
- o aluno de graduação que está tendo o contato com as teorias da linguística textual, mas que muitas vezes as lêem em manuais cuja escrita é de difícil assimilação (a escrita de Análise de Textos é bastante receptiva, pois é a proposta da Parabóla editorial responsável pela publicação);
- o professor universitário que em sua missão de formar novos educadores necessita de uma obra teórica e prática que possa fornecer aos seus alunos uma ótima ferramenta de estudo.

A estrutura da obra
Nos primeiros capítulos, o livro procura discutir o que é um texto, o que é textualidade, quais são as características de um texto e quais são os elementos que devem ser analisados em um texto. Assim, Irandé Antunes parte do ensino tradicional, mostra suas  falhas no tocante ao trato com o texto e propõe focos de estudo que nos capítulos seguintes serão melhor detalhados.
A partir do capítulo 4, a autora começa a intercalar teoria e prática, sugerindo como seus conceitos podem ser trabalhados na análise textual. Assim, se no capítulo 4 ela procura teorizar sobre a análise global de um texto, por exemplo, no capítulo seguinte, ela procura mostrar como isso se dá na prática em sala de aula. Da mesma forma, se dá com o capítulo 6, que trata dos aspectos da construção textual, para no capítulo seguinte oferecer formas de como por em prática tais conceituações. A mesma dinâmica ocorre no capítulo 8, quando a autora passa a trabalhar a questão da adequação vocabular e no capítulo seguinte, passa a dar formas práticas de aplicação do que fora dito antes.
Enfim, trata-se de uma obra para todos os tipos de professores. Seja daqueles que procuram objetos teóricos acerca do ensino de texto, seja daqueles que reclamam que há muitos livros teóricos e poucos que oferecem prática de ensino. Análise de Textos: fundamentos e práticas é daqueles livros que não podem faltar na biblioteca particular de um estudante de letras e de um bom professor de português ou professor do ensino superior.
                                                               
Perfil: Irandé Antunes
Irandé Antunes é graduada em línguas neolatinas pela Universidade Federal do Ceará, fez especialização em linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e é doutora em linguística pela Universidade de Lisboa. Leciona na Universidade Estadual do Ceará e atua como especialista em língua portuguesa junto ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação de Pernambuco. É autora de Aspectos da coesão do texto; Aula de português - encontro e interação; Lutar com palavras: coesão & coerência; Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho; Língua texto e ensino - outra escola possível; Território das palavras.

Fonte do Perfil da Autora (e para saber mais sobre Irandé Antunes):


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